Aliviar a Ansiedade em Prática Autocompassiva
Aliviar a Ansiedade em Prática Autocompassiva
Chris Germer, PhD, psicólogo clínico e autor de The Mindful Path to Self-Compassion, apresenta sua prática de autocompaixão de três etapas para aliviar sua ansiedade com gentileza
Esta prática de três etapas explora os três componentes da autocompaixão: atenção plena, nossa humanidade comum e autobondade. Você pode fazê-la sempre que sentir ansiedade em sua vida diária.
Comece praticando a atenção plena
Comece validando seus sentimentos de ansiedade. Diga de forma calorosa e compreensiva: “Estou sentindo ansiedade. Estou sentindo ansiedade”, como se estivesse falando com um amigo querido.
Então observe onde em seu corpo você sente mais ansiedade. Você sente aperto na garganta, coração batendo forte, borboletas no estômago ou tontura na cabeça?
Veja se consegue abrir um pouco de espaço para essa sensação, permitindo que ela esteja lá, mesmo que por alguns momentos.
2. Contemple nossa Humanidade Comum
Pode parecer que você é a única pessoa sentindo ansiedade, mas tenha certeza de que milhões de pessoas se sentem como você neste exato momento.
Reconheça que muitos outros, se estivessem na mesma situação que você, se sentiriam como você.
Diga a si mesmo: “A ansiedade faz parte da condição humana. Eu não estou sozinho.”
3. Seja gentil consigo mesmo
Agora veja se você consegue ser gentil consigo mesmo, simplesmente porque está sentindo ansiedade, não para fazer a ansiedade ir embora. Aqui estão quatro maneiras de fazer isso:
♥ Olhar suave
Primeiro, permita que um ser vivo venha à mente que tenha muito amor em seus olhos, como uma criança, um animal de estimação, um ente querido ou um amigo. Visualize seus olhos e permita-se banhar-se em seu olhar pelo tempo que quiser.
♥ Toque calmante
Coloque uma de suas mãos na parte do seu corpo onde você sente mais ansiedade, sentindo a sensação do toque e o calor de sua mão. Se quiser, imagine a gentileza fluindo pelos seus dedos para essa parte do seu corpo, ou acaricie gentilmente essa parte do seu corpo como uma expressão de simpatia e gentileza.
♥ Palavras gentis
Reflita por um momento sobre as palavras que você mais gostaria de ouvir em um momento como esse. Por exemplo, “Eu te amo”, “Estou aqui para você”, “Você consegue”. Quais palavras o inspirariam a dizer “Obrigado, eu precisava ouvir isso”? Então sussurre essas palavras em seu próprio ouvido, como uma bênção silenciosa, repetidamente.
♥ Reserve um tempo para praticar a autobondade — por meio de olhar suave, toque suave e palavras gentis — da maneira que for melhor para você.
Fonte: Lion’sRoar